Linhas contínuas de pintura

As linhas contínuas de pintura Arflux® são desenvolvidas para atender aos mais variados processos de tratamento superficial, sendo dimensionadas para atender altíssimas produtividades, além da busca contínua pela qualidade e proteção ambiental.

Para a excelência no processo de pintura continua é necessária a correta preparação do substrato antes da aplicação da tinta. Ao realizar a limpeza e proteção dos componentes metálicos tratados, melhoramos a resistência anticorrosiva e ancoragem da tinta no substrato.

Atualmente os processos mais utilizados para o pré-tratamento de componentes metálicos são o de fosfato de ferro, fosfato de zinco, fosfato tricatiônico e nanocerâmico. Dependendo da aplicabilidade do produto, podemos definir o processo e o método de aplicação.

Os dois métodos de aplicação mais utilizados para grandes produtividades são a imersão e o spray (aspersão). O processo de pré-tratamento por imersão é indicado para componentes de maior dimensão que necessitem de tratamento interno, como por exemplo, estruturas tubulares. Para componentes que não necessitam de tratamento interno pode-se utilizar o banho por spray. Para um mesmo tipo de processo, o banho por spray possui um custo operacional menor que o banho por imersão, pois a quantidade de produto químico utilizada é menor devido ao impacto do jato com as peças, tendo assim, uma eficiência maior que a estática dos tanques por imersão.

Os túneis e tanques de pré-tratamento são fabricados com materiais de excelente qualidade, podendo-se utilizar aço carbono, polipropileno (PP) e aço inox.

As Estufas Contínuas de Cura Arflux® são equipamentos que têm por objetivo fornecer à peça o calor necessário para sua polimerização (cura). Dotado de um controlador eletrônico de temperatura, as Estufas de Cura Arflux® conservam de forma eficiente a temperatura, mantendo assim, sua temperatura dentro da janela de cura da tinta.